Concursos e Processos Seletivos

O Instituto Legatus planeja, organiza e executa os serviços de seleção de pessoal, por meio de concursos ou processos seletivos. Em sua trajetória, iniciada em 2014, o Instituto já realizou mais de 60 certames. Nesse período, o Instituto já avaliou mais de meio milhão de candidatos, e jamais teve qualquer certame anulado.

O Instituto dispõe de sede própria com sistema de monitoramento de segurança eletrônica, gráfica própria, sala cofre, além de utilizar softwares próprios, desenvolvidos por sua equipe de analistas de sistemas, que lhe permitem a utilização das tecnologias mais avançadas na realização de concursos. 

O Legatus utiliza, por exemplo, a tecnologia OCR na leitura das folhas de respostas dos candidatos. A análise probabilística das folhas de respostas permite identificar tentativas de fraudes. Além disso, o Instituto se trata de uma das poucas instituições do Nordeste a disponibilizar aos candidatos cópia de suas folhas de respostas na internet por ocasião da veiculação do resultado das provas objetivas.

Entre seus colaboradores, dispõe de professores e técnicos com titulação acadêmica e experiência na execução de atividades relacionadas ao planejamento, coordenação, execução, controle, análise e avaliação dos processos de recrutamento e seleção.

No Legatus, o desafio da realização de um concurso público começa pela elaboração do edital de abertura, que, na verdade, consolida uma série de entendimentos liderados pela Diretoria Jurídica.

A publicação do edital desencadeia, de forma extremamente simplificada, as seguintes ações: o Departamento de Tecnologia providencia os vários sistemas que serão utilizados no evento (isenção de taxa, inscrição, geração de boletos, recursos, etc.); o Departamento Acadêmico providencia as provas; o Departamento de Provas Práticas organiza as provas de capacidade física, avaliação de títulos, testes de digitação, entre outras; o Departamento de Logística planeja a alocação de espaço físico, a aquisição de material e a contratação de pessoal; a Central de Atendimento se prepara para fornecer as informações que serão requisitadas pelos candidatos, e assim por diante.

Todas as ações que desenvolvemos, em todos os setores do Legatus, são muito importantes e muito sensíveis. São muitos detalhes para serem observados, e um erro mínimo poderia desencadear uma reação em cadeia.

Para lidar de forma coerente com a diversidade de situações que se apresentam, não existe outro caminho: o apego absoluto aos princípios que regem a Administração Pública e a convicção de que lidamos com a vida e com os sonhos de muitas pessoas. Essa percepção tem que ser um constante estímulo para que nos esforcemos sempre para fazer o melhor.